quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sabias que... O conhecimento da célula e dos seus constituintes, só foi possível graças ao o uso do microscópio?


O microscópio foi inventado, em 1590, permitiu desvendar várias áreas do conhecimento no campo da Biologia. Os primeiros microscópios que se construíram possuíam apenas uma lente e chamavam-se, por isso, microscópios simples. Depois, associaram-se duas ou mais lentes surgindo, assim, os microscópios compostos.


Robert Hooke, em 1665, observou cortiça ao microscópio e verificou que era formada por pequenas cavidades, separadas por tabiques, a que deu o nome de células. A hipótese de que todos os seres vivos são constituídos por células foi ganhando crédito, à medida que iam sendo aperfeiçoadas as lentes, que permitiam observações mais precisas da estrutura interna dos seres vivos.


Em 1838, Mathias Schleiden concluiu que todas as plantas eram constituídas por células e, em 1839, Theodore Shwann estendeu a generalização aos animais.

Estes dois investigadores propuseram as bases da Teoria Celular:

Teoria Celular
-A célula é a unidade básica da estrutura e da função de todos os seres vivos, isto é, todos os organismos são constituídos por células, nas quais se desenvolvem os processos vitais.
-Todas as células provêm de células pré-existentes.
-A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.


 
Contudo, o primeiro cientista a registrar e sistematizar suas observações científicas foi o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723).  Usando microscópios de sua própria construção, com lente única (microscópio simples), observou e relatou as formas e o comportamento dos microrganismos, sendo por isso considerado o pai da Microbiologia. São de sua autoria as primeiras descrições de protozoários, bactérias e de espermatozóides.


Hoje, os microscópios electrónicos produzem um feixe de electrões capaz de melhorar a nitidez da imagem formada, chegando a dimensões muito mais pequenas.

Sem comentários:

Enviar um comentário