Matemático, astrónomo e físico italiano, Galileu Galileu nasceu a 15 de Fevereiro de 1564, em Pisa e morreu a 8 de Janeiro de 1642, em Arcetri, uma localidade perto de Florença.
Descobriu a lei da aceleração uniforme da queda dos corpos e a lei do isocronismo das pequenas oscilações do pêndulo, entre outras, tendo conseguido traduzi-las matematicamente. Publicou a obra Tratado das Esferas.
Tendo ouvido falar da invenção do telescópio, Galileu desenvolveu um método de ajuste de lentes que lhe permitiu construir e usar esse instrumento na observação astronómica.
Graças a essa adaptação, constatou que a superfície da Lua não era plana, como se supunha, mas sim irregular (pois pôde observar, pela primeira vez, as crateras da Lua), observou que a Via Láctea era composta de estrelas, observou as faces de Vénus, as manchas e a rotação do Sol em torno do seu eixo e descobriu e nomeou os satélites de Júpiter.
As observações que publicou foram muito criticadas pelos astrónomos ligados às ideias de Ptolomeu e Aristóteles. Galileu abraçou publicamente a teoria copernicana de um universo heliocêntrico e de uma Terra móvel, o que lhe valeu numerosas críticas, nomeadamente por tais noções serem contrárias àquelas presentes na Bíblia.
Por esse motivo, Galileu foi julgado e condenado em 1633 e teve de abjurar perante a Inquisição.
No decorrer dos séculos, a Igreja Católica foi revendo a sua posição relativamente a Galileu, tendo iniciando em 1992, isto é, mais de 3 séculos após a sua condenação, um processo de revisão dessa condenação. O processo de revisão foi demorado e durou 7 anos!
Em 1999 a Igreja Católica decidiu absolver Galileu da heresia cometida há mais de 3 séculos.
*
Sem comentários:
Enviar um comentário