sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Alfred Wegener

Alfred Wegener nasceu em  Berlim, Alemanha em 1880 e morreu em 1930. Fez os seus estudos nas universidades de Heidelberg, de Innsbruck e de Berlim.

Fez o seu doutoramento em astronomia, em 1905, na Universidade de Berlim, onde foi assistente do Observatório de Lindberg.

Como meteorologista, fez parte das expedições dinamarquesas à Gronelândia.

Quando professor catedrático de Geofísica e Meteorologia da Universidade de Gratz, entre 1924 e 1930, chefiou uma nova expedição científica à Gronelândia durante a qual morreu. Este foi encontrado envolvido em pele de rena e, o que tudo indica, morreu de hipotermia ou ataque cardíaco. 

Celebrizou-se como autor da Teoria da deriva dos continentes que apresentou em 1912 e desenvolveu no seu trabalho Die Eutstechung der Continente und Ozeane, publicado em 1915.

Parte das pessoas que souberam da Teoria apoiaram Wegener, e parte não. Alguns riam e faziam piadas. Mas Wegener, declarou que não se importava dizendo: "Poucas pessoas podem ter acreditado, e muitas não. Mas estas pessoas não importam. O que importa é que o mundo já se juntou, e daqui a milhões de anos se juntará novamente"...

Wegener morreu na sua última expedição à Gronelândia que tinha como objectivo salvar e  levar alimentos a um grupo de colegas conhecidos acampados. Este foi encontrado envolvido em pele de rena e, o que tudo indica, morreu de hipotermia ou ataque cardíaco.

Wegener não conseguiu propor o mecanismo responsável pelo  movimento dos continentes, teve que se esperar pela nova tecnologia da segunda metade do século para perceber as causas da deriva dos continentes.

O conhecimento dos fundos oceânicos foi aprofundado na 2ª Guerra Mundial, isso foi conseguido a partir de novos aparelhos, os sonares, colocados em navios exploradores.

Na verdade, Alfred Wegener veio revolucionar toda a Geologia, uma nova área de conhecimento geológico tinha aqui o seu nascimento, a Tectónica de Placas.
Foi necessário conhecer a morfologia dos fundos oceânicos para que se conhecesse o mecanismo responsável pelo movimento das placas continentais.