quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como ser um Astronauta?


Astronauta no Espaço

Como ser um Astronauta?

Gostavas de voar pelo Espaço? Se estás seriamente interessado, deverás ler os requisitos formais. Descobre como entrar na Agência Espacial Europeia e na NASA.

Consulta o site:

Ciclo das Rochas


Rochas metamórficas

As rochas metamórficas são rochas que se formam em profundidade (no interior da Terra),a partir de rochas pré-existentes (sedimentares, magmáticas e metamórficas).

COMO É QUE AS ROCHAS SÃO ALTERADAS?

Estas rochas sofrem processos de metamorfismo, isto é, passam por alterações físicas e químicas que levam a que a sua composição mineralógica se modifique. No decorrer do processo de metamorfismo, as rochas mantêm-se sempre no estado sólido, ou seja, não é ultrapassada a temperatura à qual os minerais que as constituem se fundem.

Os principais factores de metamorfismo são a pressão e a temperatura. No entanto, existem outros factores muito importantes, como é caso dos fluidos (gases e líquidos) e do tempo .Quanto maior for a temperatura e a pressão, maior será a intensidade do metamorfismo e maiores serão as alterações das rochas

Quando as rochas são sujeitas a um aumento de pressão e temperatura, sofrem transformações na sua mineralogia e textura e dão origem a rochas metamórficas. Estas transformações ocorrem no estado sólido, devido a vários factores que actuam ao longo do tempo geológico.







Rochas Sedimentares

As rochas sedimentares são formadas pelo desgaste ou outros fenómenos de outras rochas pré-existentes. 


Para se tornarem rochas magmáticas precisam de passar por três fenómenos:
  • Erosão - Desgaste (processo fisico) e alteração (processo quimico) dos materiais que existem. É feita por agentes erosivos por acção da gravidade, égua, vento, temperatura, seres vivos.
  • Transporte - Os materiais que já sofreram a erosão seguem para a bacia de sedimentação que é a zona mais calma do planeta nos fundos oceânicos e são também grandes zonas de depressões.
  • Sedimentação - É a acumulação de material vindo do transporte geralmente em grandes depressões nos fundos oceânicos (bacia de sedimentação).
As rochas sedimentares móveis só precisam de 3 fenómenos (erosão, transporte e sedimentação), mas as rochas sedimentares coerentes precisam de 5 fenómenos (erosão, transporte, sedimentação, compactação e cimentação).

Compactação - de tão juntos e apertados que estão os grãos, a água sobe para as camdas superiores.
Cimentação - a água que fica retida entre os grãos precipita os sais minerais e estes vão formar o cimento natural.

A rocha detritica forma-se a partir da  acumulação de sedimentos. Ex.: arenitos

A rocha quimiogénica forma-se em ambiente aquático a partir da precipitação dos elementos quimicos presentes na água. Ex.: sal-gema, calcário...

A rocha biogénica tem que ter sempre a interacção de um ser vivo (fosseis).
Ex.: calcário fossilifero, calcário recifal.

Dimensões das rochas móveis:
Siltes < Argilas < Areias < Calhaus

Dimensões das rochas coerentes:
Siltitos < Argilitos < Arenitos < Brechas < Conglomerados

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Tipos de rochas e a sua origem


 Rochas Magmáticas ou ígneas: estas são originadas através de materiais em estado de fusão que se solidificam por arrefecimento, entre eles os minerais feldspatos, a mica, os óxidos metálicos, os minerais silicatos ferro-magnesianos, etc.
Rochas Sedimentares: surgem nas zonas profundas da litosfera (crosta terrestre). A sua formação dá-se a partir de processos físico – químicos que sofrem os agentes destrutivos. Ex. Arenitos, calcário, etc.
Rochas Metamórficas: Estas passam por mudanças e têm origem nas rochas magmáticas, sedimentares e também metamórficas. Tal transformação acontece pelo aumento da temperatura e ainda ocasiona a elevação da pressão e o aumento de deslocamentos, o que resulta na fragmentação da rocha original. 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Naica Crystal Cave

Uma equipa de cientistas internacionais exploraram uma mina mexicana cheia de cristais gigantes de selenite, mais conhecida como gesso (com tamanhos que vão até aos 11 metros de comprimento e os 4 metros de diâmetro).


O ambiente no interior da caverna é extremamente agressivo, com temperaturas próximas de 43ºC e mais de 80% de humidade. Sem roupas e equipamentos especializados, os cientistas morreriam em poucos minutos. 


A sua missão: é desvendar os segredos dos cristais misteriosos e antigos, alguns dos maiores já descobertos.



Cristais e minerais

Minerais



View more PowerPoint from projectovida