segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Role-playing


Na aula realizamos o Role-playing sobre Wegener e a sua Teoria da Deriva Continental.
Deixa aqui a tua opinião sobre esta atividade, referindo o nome do teu colega que, na tua opinião, desempenhou o melhor papel. Não te esqueças de justificar a tua escolha e de te identificares com o nome e turma no final do comentário.


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Fundos oceânicos

A aceitação da teoria da Deriva dos continentes só foi considerada depois de se conhecer a dinâmica dos fundos oceânicos.



Deriva dos Continentes

Alfred Wegener

Alfred Wegener nasceu em  Berlim, Alemanha em 1880 e morreu em 1930. Fez os seus estudos nas universidades de Heidelberg, de Innsbruck e de Berlim.

Fez o seu doutoramento em astronomia, em 1905, na Universidade de Berlim, onde foi assistente do Observatório de Lindberg.

Como meteorologista, fez parte das expedições dinamarquesas à Gronelândia.

Quando professor catedrático de Geofísica e Meteorologia da Universidade de Gratz, entre 1924 e 1930, chefiou uma nova expedição científica à Gronelândia durante a qual morreu. Este foi encontrado envolvido em pele de rena e, o que tudo indica, morreu de hipotermia ou ataque cardíaco. 

Celebrizou-se como autor da Teoria da deriva dos continentes que apresentou em 1912 e desenvolveu no seu trabalho Die Eutstechung der Continente und Ozeane, publicado em 1915.

Parte das pessoas que souberam da Teoria apoiaram Wegener, e parte não. Alguns riam e faziam piadas. Mas Wegener, declarou que não se importava dizendo: "Poucas pessoas podem ter acreditado, e muitas não. Mas estas pessoas não importam. O que importa é que o mundo já se juntou, e daqui a milhões de anos se juntará novamente"...

Wegener morreu na sua última expedição à Gronelândia que tinha como objectivo salvar e  levar alimentos a um grupo de colegas conhecidos acampados. Este foi encontrado envolvido em pele de rena e, o que tudo indica, morreu de hipotermia ou ataque cardíaco.

Wegener não conseguiu propor o mecanismo responsável pelo  movimento dos continentes, teve que se esperar pela nova tecnologia da segunda metade do século para perceber as causas da deriva dos continentes.

O conhecimento dos fundos oceânicos foi aprofundado na 2ª Guerra Mundial, isso foi conseguido a partir de novos aparelhos, os sonares, colocados em navios exploradores.

Na verdade, Alfred Wegener veio revolucionar toda a Geologia, uma nova área de conhecimento geológico tinha aqui o seu nascimento, a Tectónica de Placas.
Foi necessário conhecer a morfologia dos fundos oceânicos para que se conhecesse o mecanismo responsável pelo movimento das placas continentais.



Teoria da Deriva Continental

Esta teoria refere que os continentes actuais teriam estado reunidos num únicosupercontinente ao qual se designou por Pangeia, rodeado por um único e gigantesco oceano ao qual designou Pantalassa.
supercontinente acabou por se fragmentar passando os actuais continentes a moverem-se entre si ao longo do tempo geológico.

Eis os argumentos de Wegener para apoiar a Teoria da Deriva Continental: